sexta-feira, 11 de maio de 2018

SUV High-Society: Rolls-Royce revela seu primeiro utilitário esportivo, o Cullinan...






Em 2001, a Porsche em meio a uma baixa nas vendas e uma possível crise financeira, decidiu fazer algo que a Mercedes-Benz e Lamborghini já haviam feito décadas atrás, lançar um SUV de luxo com a tradição e esportividade que a marca de Stuttgart coloca em seus modelos. O Cayenne foi um divisor de águas entre os fãs da fabricante alemã, mas ao contrário dos modelos de SUVs luxuosos anteriores.

As linhas formam um belo conjunto que une modernidade e detalhes típicos da Rolls-Royce, como a dama alada spirit of ecstasy, sobre a grade do radiador. 


Sem sombra de dúvidas, o utilitário esportivo da Porsche tornou-se um sonho de consumo e fez a concorrência arregaçar as mangas e começar a desenvolver jipões high-society, desencadeando um novo filão no segmento de fabricantes de luxo e esportivos, tanto que até a tradicional Rolls-Royce, revelou nesta terça-feira, 9, o Cullinan, SUV de alto luxo para brigar pelo espaço deste nicho de mercado.




O design carrega as características dos novos modelos da marca britânica, a traseira apresenta um aspecto abaulado, na tampa do porta-malas...

Na esteira da Porsche, outras marcas que tinham tradições em modelos superesportivos, como a Maserati, Jaguar e novamente a Lamborghini, também apresentaram seus tanques na guerra dos SUVs, com os modelos Levante, F-Pace e Urus, respectivamente, até a Alfa Romeo tem um, o modelo Stelvio. A Bentley, outra marca tradicional, também entrou na roda com o controverso Bentayga, mas o único no momento capaz de alcançar em luxo e detalhes minuciosos o Cullinan.

Mas o que há de tão especial no SUV de vossa majestade? Duas décadas atrás a Rolls-Royce enfrentava uma crise financeira, suas ações foram negociadas e adquiridas pelo Grupo BMW, que até então tinha um acordo de motores com a marca britânica. Com a venda fechada, a co-irmã Bentley foi parar nas mãos de outro grupo alemão, na constelação de marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen (além dela fazem parte deste conglomerado, a Audi, Skoda, Seat, Bugatti, Lamborghini, Porsche e, recentemente, a fabricante de motos esportivas Ducati). A linha Rolls-Royce foi renovada com o lançamento do Phantom, em 2001 e em seguida o modelo de entrada Ghost e o ousado coupé Wraith, que se deriva o conversível Dawn.



O Cullinan fez vários testes de resistência e temperatura antes de ser revelado...

Seus novos proprietários se empenharam em manter a tradição, luxo e inovação que a marca coloca em seus modelos desde o nascimento da marca pelas mãos de Charles Stewart Rolls e Frederick Henry Royce, em 1906. O Cullinan representa um novo passo da marca, que agora amplia seu mix adentrando o mercado dos Utilitários Esportivos de alto-luxo. E para fincar sua bandeira, o Cullinan consegue ser soberbo em todos os aspectos. Sob a bela e funcional carroceria, encontrasse a plataforma do Phantom, porém com chassi mais rígido em 30% por conta da sua vocação off-road.
Sob o capô, um motor 6.75 V12 biturbo, da própria Rolls-Royce, capaz de desencadear uma bruta cavalaria de 570 cavalos. A velocidade máxima é limitada a 250 Km/h

O câmbio é um ZF de oito velocidades e a tração é integral nas quatro rodas. Apesar e utilizar a plataforma do Phantom, o Cullinan é 42cm mais curto que o sedan. Mesmo assim ainda é enorme, com seus 5,34m de comprimento, 2,16m de largura e 1,83m de altura. quando a porta é acionada, a suspensão rebaixa 40mm para os passageiros adentrarem o brutamontes, e volta ao tamanho natural quando o carro está em movimento.




O luxuoso interior tem espaço de sobra para viagens e pequenos banquetes...

Por falar em tecnologia, volante e bancos aquecidos (estes últimos também podem ser ventilados), quem viaja atrás pode se considerar convidado de um coquetel de luxo, além de frigobar, há taças de champanhe e copos de uísque, além de bandejas para celebrar seja qual for o momento. O espaço para bagagem varia entre 600 e 1.930 litros (com os bancos rebatidos). A tecla Everywhere  button, ativa a versão off-road, e como o próprio nome suscita, deve levar seus proprietário a aventuras típicas de Nathan Drake, da série de videogames Uncharted, ou a Lara Croft, do famoso game  Tomb Raider (personagens aventureiros dos vídeos-games), e com a classe e o luxo absolutos que um Rolls-Royce pode oferecer. 





Ah, você quer saber o preço? Na Europa o Cullinan deve custar na faixa dos € 350 mil, sem incluir os itens da vasta lista de opcionais. O modelo inaugura a nova era dos SUVs de alto-luxo, a concorrente Mercedes-Benz, apresentou semanas atrás um conceito sob a marca Maybach, que mais se assimilaria a um sedan 4x4 com dimensões de utilitário, é esperar para ver.                                     

2 comentários: