No final dos anos 1990, a Volvo
anunciava as novas linhas de seus modelos com a campanha Revolvolution, que
de fato definia a grande revolução na estética de seus modelos, há muitos anos
considerados caixotes sobre rodas, devido a estética de linhas retas, porém
bastante estáveis. De lá pra cá a estabilidade e segurança ainda são sinônimos
da marca sueca, já a aerodinâmica dos modelos ficaram bastante diferentes, mas
uma nova revolução em Gotemburgo foi iniciada, com a chegada do novo XC90, e
agora com a volta de um sedan grande na linha sueca, o S90, revelado na última
semana.
As linhas do novo sedan seguem as
novas tendências da Volvo, presentes no SUV de luxo da marca, bem como dos
atuais modelos do mercado europeu, como as lanternas traseiras que envolvem o
porta-malas. A dianteira os faróis com luzes LED formam um T invertido, como
no XC90, e leva a nova grade retangular do novo estilo da fabricante sueca. O
design assinado por Thomas Ingenlath realmente impressiona, e beira o
minimalismo com linhas elegantes, leves e limpas, traço presente nos atuais modelos
alemães.
Internamente o modelo representa
o futuro dos carros da marca. Materiais
nobres como couro nos estofamentos e detalhes em madeira denunciam o sedan top
de linha da Volvo. Outra novidade é a tela touchscreen vertical do sistema infotainment,
a mesma encontrada no XC90, inclusive com os mesmos serviços de conectividade,
aplicativos e serviços online armazenados em nuvens virtuais. Enquanto a Volvo desenvolve seu
automóvel autônomo, uma tendência da indústria automotiva do futuro, a
fabricante investe em sistema que facilitem a vida do condutor.
Um dos exemplos
é o sistema Pilot Assiste II, que ajusta de forma autônoma a direção, os sistemas
de freio e acelerador e acionado até velocidades de 130 Km/h. No entanto, o
condutor ainda é necessário guiar o carro pelo volante, se o condutor tirar as
mãos da direção o veículo desliga automaticamente por alguns segundos, o modelo
também possui um sistema que detecta animais na pista, medida para diminuir o
risco de acidentes nas estradas por conta de animais que cruzam a via.
Mecanicamente a Volvo utiliza a
filosofia Downsizing, motores menores, mas sem perda de potência, reduzindo o
número de emissões e economia de combustível. A linha incluirá três tipos, a
versão a gasolina é composta pelo T6 AWD, com potência de 320cv e tração
integral. A versão a diesel é composta pelos D4, 190cv e tração traseira e o
D5, 235cv e tração integral. Haverá a versão híbrida com tecnologia plug-in, T8
Twin Engine AWD, de 407cv. O S90 substitui o S80, sedan que desde 2006 não
recebeu modificações, e está previsto para ser apresentado no próximo mês de
janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário