Entre os anos 1980 e 1990 o HondaAccord fez o americano desistir dos modelos domésticos para comprar carros made
in Japan. As três grandes de Detroit acabaram perdendo terreno para o sedã
nipônico, que em 1996 desbancou o trono do Ford Taurus de carro mais vendido
nos Estados Unidos. Hoje a Honda revelou a 10ª geração de um dos seus clássicos
mais renomados, mas as semelhanças com o novo Honda Civic o deixa com um ar déjà
vu, quando o assunto é design.
As similaridades estilísticas com o Civic vão
além da identidade visual, o Accord 2018 utiliza a plataforma do irmão menor, o
que lhe confere um aspecto mais jovial e esportivo em comparação a outras vidas
do modelo, mas com proporções maiores. Já em relação a atual geração, o sedã
ficou 6,6 cm maior nos entre-eixos, quase um centímetro mais largo e 1,49 cm
mais baixo, medidas para melhorar a estabilidade da carroceria e aumentar o
conforto de quem viaja no banco traseiro.
E por falar em conforto, a cabine
recebeu novos materiais e foi trabalhada para maximizar a eficiência do espaço
à bordo. Os bancos possuem encontros de cabeça aprimorados e apoios de braços
mais acolchoados. O banco do motorista conta com 12 ajustes de posição e há
opções de aquecimento e ventilação.
Já nos bancos traseiros, haverá
apenas a opção de aquecimento. A central de informação e entretenimento do
Honda Link conta com uma tela de 8 polegadas e botões para sintonização de
rádios e volume. O sistema possui conectiva com o Apple CarPlay e o Android
Auto e há várias telas personalizáveis para vários aplicativos.
O Honda Link engloba também assistência
rodoviária de emergência, bloqueio/desbloqueio e diagnóstico remoto do motor,
rastreamento (caso o carro seja roubado), georreferencia e rastreamento de
velocidade. Em versões mais caras do modelo, há ainda uma tela de 6 polegadas
que mostram o velocímetro, tacômetro e o sistema de navegação, além da
conectividade Bluetooth e 4G LTE Wifi, com atualizações over-the-air e duas
portas USB de 2,5 amperes.
Sob o capô, haverá três opções de
motores todos com tração dianteira. As versões de entrada chegam com um quatro
cilindros em linha turbo, de 1.5 litros e 192 cavalos de potência. Nesta opção
estarão disponíveis os câmbios CVT ou manual de 6 velocidades. As versões acima
serão contam com o quatro cilindros em linhas turbo, de 2.0 litros também
utilizado na versão Type R do Civic, gerando
uma potência de 252cv e câmbios manual de 10 velocidades ou automático de 6
velocidades.
Haverá ainda a opção híbrida que
fará uso do motor 4 cilindros 2.0 litros e funciona acoplada ao ciclo Atkinson.
Segundo a marca este sistema melhora a eficiência térmica do motor em 40%,
sendo a mais alta porcentagem encontrada nos veículos produzidos em massa do mundo.
O preço não foi anunciado, mas o novo Accord estará disponível em vários níveis
de acabamento. A opção de 1.5 litros virá com
os níveis LX, Sport, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring enquanto o 2.0 -litros
terá a Sport, EX-L, EX-L Navi e Touring. Já quem optar pelo motor híbrido terá
cinco opções: Hybrid, EX, EX-L, EX-L Navi e Touring.
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