A partir de 2002 a tradicionalíssima
fabricante inglesa Rolls-Royce apresentava ao mundo a nova geração do Phantom,
modelo que carrega uma grande história entre os modelos da luxuosa marca, só
que desta vez seria apresentado como o primeiro modelo desenvolvido sob a
tutela da BMW. Quinze anos depois o modelo é profundamente modificado, chegando
a oitava geração do Phantom, dando continuidade a tradição herdada por um de seus
modelos mais emblemáticos.
Na época em que o Phantom da era
BMW foi apresentado, a Rolls-Royce tinha, além da Bentley marca que pertencia à
marca mas que foi vendida ao Grupo Volkswagen, a renascida Maybach, marca alemã
da época mais clássica da Rolls nas primeiras décadas do século XX, e que havia
retornado pelas mãos da Mercedes-Benz como principal concorrente, mas as crises
do final da primeira década dos anos 2000 fizeram a Maybach se tornar uma
espécie de selo premium dos modelos de Stuttgart, deixando a majestade inglesa
com a coroa de mais luxuosa marca no mercado, e ela quer afirmar exatamente
isso com a nova geração do Phantom.
E para isso a oitava geração do
modelo servirá de base estilística para os futuros Rolls-Royce. Dentre as
inovações da carroceria, estão a nova grade dianteira, que foi redesenhada e
ficou mais elevada, bem como a clássica estatueta do Spirit of Ecstasy, que
ficou mais alta 1,2 centímetros. Os faróis possuem tecnologia lazer e têm
alcance de até 600 metros, as lanternas traseiras também recebeu novos
contornos e para-choques, que conferem um aspecto mais baixo da tampa do
porta-malas e as lanternas foram redesenhadas.
Entre as novidades à bordo, estão
as quatro configurações diferentes dos bancos traseiros: além da configuração convencional,
o modelo conta com as opções de bancos individuais com apoio de braço central, bancos
individuais com um console central fixo ou a inédita opção de banco leito.
Todas as configurações contam ainda com uma série de mimos para os ocupantes:
mesas dobráveis atrás dos bancos dianteiros, duas telas escamoteáveis, conexão
wifi, frigobar, taças de champanhe e de whisky e efeito no teto que imita um
céu estrelado.
O Phantom tem mais de 130 quilos
de materiais de isolamento acústico e vidros duplos com 6 milímetros de
espessura. Os pneus contam com uma camada extra de espuma para reduzir o ruído
de rolamento em nove decibéis. Sob o capô, um poderoso motor 6.7 V12 com potência
de 571 cavalos, acoplado a um câmbio automático ZF de oito velocidades. Mesmo
pesando 2.625 quilos, a marca anuncia bons números de performance, como ir de 0
a 100km/h em apenas 5s3 e velocidade máxima controlada a 250 Km/h.
A Rolls- Royce lançará o novo
Phantom só em 2018, mas ele deverá aparecer no Salão de Frankfurt e,
provavelmente, no Concurso de Elegância de Pebble Beach. Na Europa, o preço deve ultrapassar os 500 mil euros e as duas opções de carroceria (convencional e alongada) estarão
disponíveis. Resta saber se o modelo honrará, de fato, suas
pretensões de melhor automóvel do mundo, título que permaneceu entre os Rolls
até os anos 1980. Isso, só o tempo dirá.
Um comentário:
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