Nos anos 1990 os modelos fastback
eram bastante populares entre a maioria dos fabricantes, sobretudo os japoneses
e europeus, que buscando uma versão mais esportiva de seus grandes sedãs viam
neste tipo de carroceria uma solução de aumentar as vendas. A sul-coreana Hyundai
parece tentar reviver os dois volumes e meio na nova geração do i30, só que o
tenta vender como uma versão cupê de quatro portas.
A versão acaba de desembarcar na
Europa e por lá já está dando o que falar. A nova versão se junta as opções
hatch e station wagon do novo i30. A nova geração do compact premium tentará
incomodar o novo Fiat tipo por lá. Comparada a versão hatchback, o 130 fastback
cresceu 12cm na carroceria, diminuiu 13 cm na altura, o sistema de suspensão recebeu
reforços para ficar 15% mais rígido, para garantir um desempenho mais esportivo
ao modelo, e para garantir esta sensação, foram colocadas rodas de 18 polegadas
e uma espécie de bico de pato na tampa do porta-malas para melhorar a
aerodinâmica do modelo.
Sob o capô, está uma gama de
motores iniciada pelos motores turbo a gasolina três cilindros 1.0 T-GDi de 120
cavalos e o quatro cilindros 1.4 T-GDi de 140cv. As versões a diesel contam com
o 1.6 CRDi com potências de 110 ou 136cv. Todas as opções de motores contam tanto
com o câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem, ou o manual de 6
velocidades.
A lista de equipamentos inclui sistema
de travagem automática de emergência, cruise-control adaptativo, regulador de
velocidade e um sistema que previne que o condutor adormeça durante a viagem.
Há ainda uma tela tátil multimídia de 8 polegadas com conectividade para AppleCar Play e Android Auto. O sistema multimídia inclui de série assinatura de 7
anos para que o proprietário usufrua de serviços e atualizações de informações
sobre as condições de trânsito, clima e dicas sobre locais interessantes. Na
Europa a nova linha i30 tem preço
inicial de €
20.000, algo em torno de R$ 72.9190, na conversão do dia.
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