Sempre na vanguarda dos
fabricantes de luxo, a Mercedes-Benz apresentou hoje na Cidade do Cabo, na África do Sul, a Classe
X, desta vez a marca alemã famosa pelos carrões de luxo e esportivos e muitas
glórias nas corridas de F1 e outras competições, aposta nas picapes de luxo,
mercado sem grandes representantes na Europa e em outras partes do mundo.
O modelo que faz parte de uma
associação com a Renault-Nissan, e utiliza a plataforma da Nissan Navarra,
traz os traços da picape nipônica com o estilo presente nos SUVs da marca de
Stuttgart. Do conceito apresentado no ano passado quase tudo foi aproveitado, mas
a versão final ficou com linhas mais enxutas, faróis com Luzes LED ligeiramente
maiores, entradas de ar menores e a grade com linhas duplas e a enorme estrela
de três pontas.
A traseira exibe linhas simples e
retas, com lanternas estreitas dispostas verticalmente e mais uma logo da
Mercedes no centro da tampa da caçamba. Um santo-antônio com brakelight
integrado juntamente com os estribos das laterais finalizam o estilo, dando um
visual robusto e sóbrio, diferente de picapes de alto-luxo, como as já saudosas
Cadillac Escalade EXT, talvez as únicas representantes de picapes de luxo.
Além da beleza, a carroceria
também tem sua funcionalidade. A tampa da caçamba abre em 90 graus, se isso não
for suficiente, há uma supressão do para-choque aumentando o ângulo para 180
graus. A Classe X vem com a área de carga iluminada e uma luz auxiliar
localizada abaixo do brakeligh que ilumina toda a caçamba, alimentadas por uma
bateria de 12volts, também de série. Por falar em carga, a Classe X pode
transportar até 1,1 toneladas em todas as versões.
Inicialmente, o Classe X virá com
três pacotes de equipamentos: Pure, Agressive e Power, cada qual com uma lista
de equipamentos distintas. A carroceria seria oferecida em nove cores e as
opções de rodas podem ser de 17, 18 e 19 polegadas, dependendo do pacote
escolhido. Entre os opcionais estarão um quadriciclo e uma janela traseira
deslizante operada eletronicamente.
As opções de motorização contará
com quatro variantes, duas opções de câmbios e três tipos de acionamento. As
opções a diesel começam com um quatro cilindros em linha 2.3 turbo, que
desenvolve 163 cavalos, e um bi-turbo de 190cv. As opções a gasolina, contam com um quatro
cilindros em linha 2.3 de 160cv e um V6 de 258cv. As trocas podem ser feitas por um
câmbio manual de seis velocidades, ou duas opções automáticas de sete
velocidades, e tração traseira ou nas quatro rodas selecionável. Exceto a
versão com motor V6, oferece o G-tronic Plus com sete relações e tração
integral.
A Mercedes não divulgou os preços
da Classe X, a picape estará disponível no mercado europeu e americano no
início do ano que vem. Além dos Estados Unidos e Europa, o modelo deverá ser
distribuído para a África do Sul, Austrália, Argentina e Brasil. Por aqui a
previsão é de que a luxuosa picape chegue apenas em 2019, e deve abrir as
portas para este segmento entre as marcas de luxo, basta lembrar que quando os
SUVs de luxo nem eram moda, a Mercedes já oferecia o Classe G e mais tarde a
Classe M, vamos ver se demorará muito ou pouco para que outros fabricantes premium
e de luxo sigam o exemplo da Mercedes e invistam neste novo nicho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário