A crise automotiva americana do
início desta década, sepultou grandes fabricantes do passado, e as Três Grandes
de Detroit (leia-se Ford, General Motors e Chrysler) tiveram de rever seus
planos. A Chrysler foi comprada pelo Grupo Fiat, e convivia com um dilema de encerrar a produção de um
dos carros considerado clássico entre os superesportivos americanos dos anos
1990, o Dodge Viper, que mais uma vez corre o risco de ser
descontinuado. Depois de um período de 22 anos, o Grupo FCA anunciou
que a linha de montagem Conner, em Detroit, onde o carro era produzido desde
1995 vai ser fechada no final de agosto.
O modelo desenvolvido pelo lendário engenheiro texano Carroll Shelby, foi lançado há 25 anos e era
inicialmente produzido na linha de montagem Mack, de onde também saia o exótico Plymouth
Prowler fabricado entre os anos 1997 e 2002. Em 1995 o Viper começou a ser
produzido na linha Conner, até o hiato entre 2010 e 2013 quando a atual geração
do modelo, já nas mãos do Grupo Fiat e sob o emblema SRT, começou a ser
desenvolvida.
Nos últimos anos as vendas do
superesportivo tiveram uma queda vertiginosa, conseguindo tirar do pátio apenas
630 unidades, sem contar modelos da própria divisão esportiva SRT como as
versões Hellcat dos Charger e Challenger com potências de 700 cavalos, e a Demon
SRT do Challenger capaz de descarregar absurdos 840cv.
Um outro problema enfrentado pelo
víbora são as novas leis de segurança veiculares que entraram em vigor nos
Estados Unidos, o modelo não cumpre a maioria delas, o que piora a situação do
modelo. Na unidade de produção do Viper, trabalham cerca de 80 trabalhadores que
montam um dos sonhos automotivos americanos, e que agora convivem com o
pesadelo de ficarem desempregados.
Fonte: Autoblog
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