Se houvesse um dispositivo de inserir músicas nas postagens do Blogger, com certeza a deste post seria a clássica Cavalga das Valquírias do músico Richard Wagner, tudo isso para anunciar alguns dos detalhes do próximo cavalo de batalha que a Aston Martin acaba de revelar. O Valkyrie, hiper-carro que anos atrás era apresentado como RB-001 evoluiu, e agora chega a ficar mais próximo de um modelo de
produção. Mas, a marca ainda terá muito trabalho com o bólido antes dele chegar as ruas.
O carro está sendo elaborado em
parceria com a Red Bull Advanced Technologies e a AF Racing que trabalharam
intensamente para desenvolver ainda mais a aerodinâmica no Valkyrie, e para
isso o design da carroceria alia a funcionalidade com a leveza do cockpit
para contribuir também com a boa performance do bólido.
O “Sorriso Aston” da grade do
radiador surge tímido e sem moldura cromada, como uma enorme tomada de ar na
dianteira com extratores e spoiler em fibra de carbono, que ajudam a aumentar o downforce e pequenos faróis
localizados nos para-lamas. A lateral também foi calcada na aerodinâmica com uma tomada de ar vazada e portas asa-de-gavoita. Já a traseira é composta por enormes extratores e
uma asa com um sutil e finíssimo brake-light em LED. O interior se assimila a
um cockpit de modelos utilizados em competições, e mais parece uma cúpula feita
em fibra de carbono.
Os assentos são aparafusados
diretamente ao chão, e os passageiros sentam-se reclinados com os pés
ligeiramente levantados, como nos protótipos F1 e Le Mans. A versão mais básica
do modelo deve oferecer cintos de quatro pontos como padrão, mas haverá uma
versão de seis pontos como uma opcional. Os principais controles ficarão no
volante que possui um display com tela OLED central que exibe os mostradores e
outras informações importantes de condução. Há ainda um display removível no
centro do painel, e duas telas em cada extremidade do painel que servirão como
retrovisores.
Mas e sob o capô? Isso ainda é um
mistério, mas a Aston Martin tem planos de produzir o Valkyrie limitadamente,
depois de alguns ajustes para que o modelo possa se tornar uma realidade, e
ficar um tanto diferente do que é visto nestas imagens. Especula-se que o
modelo de produção custe em torno dos US$ 3 milhões quando chegar as ruas, mas
por enquanto o hiper-carro de Gaydon é um sonho para os amantes de carros
superpotentes, e sonhar continua
custando nada.
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