quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sportclub Quattro: O Audi A1 com 503 cavalos de potência!...



O Festival de Wörthersee Tour, na Áustria, é um evento que reúne a cada ano fãs dos modelos Volkswagen. Hoje além dos modelos da marca alemã, outros “brands” que compõem a constelação do Grupo Volkswagen, como Audi, Skoda e Seat, também estão marcando presença, sempre com versões exclusivas que serão expostas durante o evento austríaco. 

A Audi este ano levará ao festival, uma versão endiabrada do compacto A1. Além do famoso sistema de tração integral Quattro, o A1 Clubsport Quattro, também conta com um propulsor capaz de desenvolver 503 cv de potência, algo de dar inveja a outras versões esportivas de seus irmãos maiores.

Para conseguir esse feito, a unidade 2.5 TFSI, turbinado e com injeção direta de combustível e que também está presente nos modelos TT RS e RS3, foi transplantado para o pequenino integrante da linha Audi. Porém com mudanças nos sistemas de admissão e exaustão, que foi refeito para que a saída se localizasse á frente do pneu traseiro do lado direito do modelo, entre outras melhorias.

As trocas de marchas são feitas por um câmbio manual de seis velocidades, o mesmo que equipa o TT RS, que junto com o potente motor, conseguem contribuir para as boas performances do modelo, como acelerar de 0 a 100 Km/h em apenas 3,7 segundos e velocidade máxima limitada aos 250 Km/h.

Externamente o agressivo compacto impressiona pelo seu visual que mistura detalhes em fibra de carbono, como o teto, as enormes tomadas de ar do pára–choque dianteiro, os difusores na traseira, o elegante aerofólio sobre a tampa do porta-malas, as fantásticas rodas de 19 polegadas com formato de turbina, e as tomadas de ar no capô dianteiro, além da bela pintura em branco fosco da carroceria e as máscaras escuras nos faróis e lanternas.

No interior, apenas os bancos dianteiros marcam presença, como nos carros de competição, e que cede lugar para compartimentos onde cabem dois capacetes, uma prova das reais intenções desse modelo exclusivo, apenas essa unidade será produzida, mas que com certeza servirá de base para as versões mais endiabradas do A1, como as futuras S1 ou RS1. Agora é só esperar o resultado.  



Audi A1 Sportclub Quattro: versão exclusiva do A1, traz tração integral e motor com 503 cv...


... o turbinado motor 2.5 TFSI com injeção direta de combustível,utilizado nos TT RS e RS3, foi revisado para receber uma potência maior nesta versão do A1...



... o interior perdeu a fileira de bancos traseiros, e recebeu detalhes em fibra de carbono.



Nenhum comentário: