Em dia de dois grandes lançamentos da indústria automobilística, leia-se Ford Explorer e Audi A7, a imprensa especializada está atenta a todas as informações sobre estes dois importantes modelos de dois nichos distintos de mercado.
Dentre as duas marcas, a Ford foi a primeira a mostrar a nova geração de um dos utilitários esportivos mais conhecidos do planeta. O Ford Explorer já tem quase vinte anos de mercado, já foi o veículo mais vendido dos Estados Unidos por vários anos na década de 1990, e hoje se tornou um dos modelos mais importantes da linha Ford.
Tanto que a nova geração será distribuída em 90 países mundo a fora, e ganhará status de carro global da marca americana. O novo Explorer foi “acrescentado” à linha Ford às 12:00 hs de hoje, e tem sua plataforma monocoque compartilhada de outros modelos da marca, o lendário sedan Ford Taurus e do crossover Flex.
Dentre as inovações tecnológicas, o sistema SYNC de navegação e Lazer, air-bags integrados ao cinto de segurança e o pacote Ford Mytouch. O modelo oferecerá três fileiras de bancos, transportando até sete passageiros e inclui cintos de segurança infláveis também nos bancos traseiros.
A única opção de motor por ora é um V6 de 3.5 litros de 290 cavalos de potência, desenvolvido para reduzir o consumo de combustível. Há ainda um sistema inteligente de distribuição de tração AWD, que distribui força para as rodas de acordo com as necessidades da forma de condução e do terreno em que o SUV esteja enfrentando, mas haverá ainda uma versão com tração 2X4 dianteira, mas todas as opções possuem câmbio automático de seis velocidades.
Apesar das imagens e algumas informações terem sido liberadas hoje, a Ford ainda não anunciou as datas de lançamento e nem em quais mercados o Explorer será oferecido ainda neste ano. Especula-se que uma versão a diesel do novo modelo esteja sendo desenvolvida para a Europa, porém nada fora divulgado oficialmente.
Ford Explorer 2011: finalmente a Ford apresentou a nova geração de um de seus modelos mais famosos...
...a estética possui elementos dos novos modelos Ford a venda no mercado americano...
... no interior muita tecnologia e itens de segurança são os principais pontos do novo Explorer.
Um comentário:
Ao contrário da GM, os carros da Ford estão evoluindo no design.
Porém, acho que eles deveriam parar de investir em SUVs e começar a cair na realidade mundial, que são carros menores, que consomem menos (tanto material quanto combustível) e pesquisar sobre materiais renovaveis.
Daqui a pouco bate outra crise e aí eu quero ver quem socorre.
Abraços
Leandro Castro
Postar um comentário