domingo, 28 de março de 2010

Modelos menores, ganhos maiores: GM americana lança o Chevrolet Cruze no Salão de Nova Iorque...




Abrandada a crise econômica nos Estados Unidos, é hora da indústria automobilística americana lançar a nova leva de carros americanos, ‘censurando’ o tamanho das gigantes carrocerias, típicas dos carrões fabricados por lá desde a primeira metade do século XXI, e ‘pensar pequeno’ como dizia a campanha da Volkswagen para vender o Fusca por lá.

E um dos modelos da retomada da indústria americana é o Chevrolet Cruze, que acaba de ser lançado no mercado americano. O modelo iniciará uma nova era nos modelos da GM que serão lançados por lá. O Cruze foi pensado no consumo baixo de combustível e nos baixos níveis de emissões, porém o modelo foi calcado na experiência de outras marcas do Grupo, como a alemã Opel e a sul-coreana Daewoo, hoje assinada com a gravatinha da Chevrolet, que oferecerá o modelo no mercado asiático.

A versão Eco Cruze vem dotada de um motor 1.4 litros Turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 138 cavalos. A média do consumo de combustível é de 5,88l/100 Km. Estes números também se devem ao perfil aerodinâmico da carroceria do modelo, que foi pensada para atingir boas performances sem, contudo, gastar muito combustível.

Para quem deseja algo mais bravo, porém racional, se contentará com a versão RS do Cruze, que possui detalhes aerodinâmicos mais voltados à esportividade que a versão Eco. Por ora estão disponíveis os pacotes LS, LT e LTZ. Já no ano que vem, as versões receberão outros motores, como o 1.8 na versão LS. Os modelos vem dotados de câmbio manual de seis velocidades, há opções para um automático também com seis velocidades.

O modelo está sendo exibido no Salão de Nova Iorque, e será a arma da GM americana para combater a próxima geração do Ford Focus que será lançada em breve nos Estados Unidos. Ainda não se sabe as duas versões estarão disponíveis em outros mercados como o europeu, mas desde já o modelo representa uma nova era para a GM, que pretende ter grandes ganhos, pensando pequeno.

 



 
Chevrolet Cruze:  sedan 'compacto' da GM é finalmente lançado, com um motor 1.4 litros turbinado de 138 cavalos...
 
 









... o modelo está sendo exibido no Salão do Automóvel de Nova Iorque nas versões  Eco e RS, esta última com detalhes mais agressivos.

Um comentário:

Tohmé disse...

Balo, valeu a dica. Realmente tem horas que o saco tá muuuito cheio.
Abraços.