quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Salão de Paris 2010 é da Lotus!: fabricante inglesa revela quatro conceitos que deverão entrar na linha de produção na próxima década...




Que a Lotus havia anunciado uma revolução que teria início no Salão de Paris, todo mundo já sabe, mas o que ninguém sabia era que a marca inglesa criada por Colin Chapman faria um verdadeiro bombardeio de conceitos que possivelmente ganharão as ruas na próxima década, será o renascimento da marca depois de quase três décadas passando por várias crises?

O fato é que não apenas o já anunciado Elite estará no estande da marca na mostra francesa, outros “companheiros de outrora” também deram o ar da graça hoje, além de um novo conceito ao estilo dos novos coupé de quatro portas, que você confere abaixo neste post:

LOTUS ESPRIT CONCEPT


Um dos conceitos mais aguardados desde que o modelo original saiu de linha no início desta década. O novo Esprit é esperado para chegar as ruas em 2013, e irá competir com outros esportivos de peso como Ferrari 458 Itália, Lamborghini Gallardo, Porsche 911 e o novíssimo McLaren MP4-C.

Já o design chega a lembrar o Lexus LF-A, como os faróis amendoados e as tomadas de ar frontais e na coluna B do modelo, além do perfil do teto, muito similar ao do modelo nipônico.

Para ter fôlego e bater de frente a concorrência, a marca inglesa colocará o motor 5.0 V8 da Toyota, utilizado no Lexus IS-F, que será instalado na parte central do modelo, e receberá algumas modificações para que consiga render 630 cavalos de potência, contra 423 no modelo japonês, e para isso deverá utilizar a tecnologia KERS o que garantirá performances como ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima próxima dos 330 km/h.




Lotus Espirit Concept: para a próxima década, a marca inglesa ressuscitará seu antológico super esportivo, um dos nomes mais importantes deste segmento, que acabou sendo esquecido no final dos anos 1990...




..sob o capô, um motor 5.0 V8 da Toyota fará o Esprit voar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.(imagens: Autoblog espanhol) 


LOTUS ETERNE CONCEPT


Aproveitando a mesma plataforma do Esprit Concept, a Lotus preparou a sua proposta de um coupé com quatro portas, algo comum entre as grandes fabricantes de modelos super esportivos, como a Aston Martin e o seu Rapide, e a Porsche com o seu Panamera.

O motor também será o mesmo 5.0 V8 da Toyota, e também contará com o sistema KERS para ganhar a mesma potência de 630 cv prometida para o Esprit, mas as performances será diferente, o Eterne deverá fazer de 0 a 100 km/h em 4 segundos, e velocidade máxima de 315 km/h, esses números se devem ao seu perfil mais robusto bem como o tamanho de sua carroceria, já as previsões de produção vão até 2015.






Lotus Eterne Concept:  seguindo as novas tendências dos coupé com quatro portas, a Lotus também revelou a sua proposta neste segmento. A plataforma será a mesma do Esprit Concept , inclusive o motor 5.0 V8. 


 LOTUS ELAN CONCEPT


O famoso roadster da marca também receberá uma versão para o século XXI. Mas desta vez terá capota rígida e ganhou mais personalidade que a desajeitada última aparição do roadster nos anos 1990.

O conceito se apresenta côo um 2+2 com carroceria em fibra de carbono e interior que lembram modelos de competições, como o volante e os bancos com desenhos esportivos. Sob o capô, o Elan utilizará o mesmo motor V6 de 4.0 litros presente no Évora, e também desenvolvido pela Toyota.

Pesando aproximadamente 1.300 Kg, o Elan terá boas performances para um esportivo com vocações Gran Turismo que para um super esportivo. Haverá opção de motor com tecnologia KERS que deverá dá ao esportivo uma potência de 450 cavalos, irá de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, números iguais aos de seu futuro irmão maior , o Esprit, e alcançará velocidade máxima de 310 Km/h. Assim como o Esprit, deverá vir as ruas até 2013.




Lotus Elan Concept: o famoso roadster da marca lançado em 1964 está de volta, porém sob a forma de um coupé 2+2, sob o capô, um motor Toyota V6 utilizado no évora, que dará ao "coupézinho" 450 cavalos!...






...o interior traz traços de carros com vocações para corridas como os bancos e o volante com desenhos esportivos.


LOTUS ELISE CONCEPT


E até mesmo o bravo representante da marca que desde 1996 tem sido o principal modelo Lotus também se vestiu de "roupa nova" ( e motores também) para a mostra francesa. A linha Elise também será renovada na próxima década.

As pretensões do modelo é concorrer com os esportivos menores dos outros fabricantes como os BMW Z4, Porsche Boxster e Audi TT. E terá três opções de teto: targa, panorâmico e soft-top, como nos modelos CC.

Sob o capô, um quatro cilindros de 2.0 litros com potências entre 300 e 350 cavalos. O carro pesará somente 1.095 Kg e terá um câmbio manual com sistema strat/stop com tecnologia híbrida mecânica e robotizada.   






Lotus Elise Concept: até mesmo o maior representante da linha atual da Lotus recebeu um concept car que definirá suas linhas na próxima década por fora e por dentro. Já sua carroceria terá três opções de tetos, todos retráteis.

Se essas promessas forem cumpridas, a gama Lotus passará a oferecer 6 modelos com diferentes vocações e que brigarão por um espaço no competitivo novo cenário dos carrões, tanto nas pistas como nas estradas, e também na rua, uma vez que a marca também prepara um compacto movido a eletricidade

A Lotus pretendia causar algum alvoroço neste Salão de Paris, e pelo visto acabou conseguindo, mesmo que os carros não cheguem as ruas no prazo prometido, a marca inglesa sem sombra de dúvidas roubou a cena na mostra francesa deste ano.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quattro por quatro anéis: Audi revela detalhes e imagens do Quattro concept...




Como já se era esperado, a Audi revelou imagens e detalhes do concept car que revive o seu famoso modelos Sport Quattro, esportivo da marca alemã que ficou famoso por participar de ralis pela Europa, bem como por utilizar o famoso sistema Quattro de tração desenvolvido pela marca de Ingolstadt.

O conceito faz parte das comemorações dos 30 anos do modelo pioneiro com o sistema de tração Quattro da Audi, e já havia sido flagrado em uma apresentação da marca alemã. O conceito utiliza como base a plataforma do RS5, coupé médio da marca bastante elogiado pela imprensa especializada, o que aumenta as especulações de um suposto “revival” do Sport Quattro.

A carroceria do modelo exibe traços em comum com o modelo dos anos 1980, como  a curta distância dos entre-eixos, outro detalhe que dá a impressão retrô do conceito é a tomada de ar no centro do capô, porém uma única e grande tomada, ao contrário das belas tomadas tríplices do modelo original.

Sob o capô, o mesmo V8 de 2.5 litros turbinado do RS5 dá ao conceito 408 cavalos de potência, o cambio é um seqüencial de seis velocidades. Outro detalhe interessante é que a estrutura do Quattro Concept, é feita de alumínio e fibra de carbono, resumindo em baixo peso e altas performances.

O interior conta com bancos esportivos desenvolvidos pela Sparco, e lembra a alma esportiva dos antigos Quattro, o que aumenta ainda mais as expectativas dos fãs do antigo modelo, que poderia ressuscitar e quem sabe trazer de volta as glórias dos Audi de rali do passado.  


Audi Quattro Concept: conceito inspirado no lendário Sport Quattro finalmente foi revelado pela Audi...



...a carroceria  hatchback carrega alguns detalhes em comum com o antigo Quattro, como  a pequena distância dos entre-eixos, as lanternas quadradas na traseira e a tomada de ar no capô dianteiro...


...por dentro a esportividade dos bancos Sparco dão o ar 'revival' ao conceito.




Felino elétrico: Jaguar apresenta protótipo de super esportivo elétrico em Paris...



Desde o XJ220 que a Jaguar não investe mais em supercarros, a fabricante criada por Sir. William Lyons e William Walmsley, que este ano completou 75 anos, sempre tivera uma alma esportiva em seus modelos e um novo supercarro seria um presente mais que justo para uma ocasião como esta.

E hoje a marca de Conventry revelou um protótipo de um superesportivo elétrico que será apresentado durante o Salão de Paris.O C-X75 é um protótipo com design moderno, mas com alguns traços que chegam a lembrar o último dos super Jaguars. A grade do radiador, a tomada de ar lateral e a coluna do teto lembram as presentes no XJ-220, porém com ares mais similares aos dos esportivos do século XXI, como a aparência compacta e menos angulosa da carroceria.

O protótipo não traz inovações apenas nas linhas elegantes da carroceria, sob o capô, o conceito de propulsão que une duas turbinas movidas a gás que servem para recarregar as baterias de íon de lítio, que também podem ser recarregadas na tomada, que alimentam os quatro motores elétricos que juntos geram 580kw e 788 cavalos de potência(197 cv por roda), o suficiente para fazer o carro ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 330 km/h!

Segundo o fabricante, o C-X75 foi feito para “não ser apenas o mais inovador, mas também um dos mais belos carros da marca já fabricados”. O esportivo possui carroceria e chassi de alumínio, e pesa 1.350 Kg e suas baterias te autonomia de 110 Km sem a utilização das turbinas, que quando ativadas podem dar uma autonomia de até 900 Km. 






Jaguar C-X75: anos sem apresentar um modelo super esportivo, a Jaguar revela sua proposta de um esportivo elétrico com duas turbinas movidas a gás que recarregam as baterias de íons de lítio...





... o protótipo foi feito pensado em não apenas ser o Jaguar mais revolucionário de todos os tempos, como também um dos mais belos modelos feitos pela marca inglesa. 




terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crossover à sueca: imagens da versão final do Saab 9-4X caem na rede...



Está cada vez mais difícil para os fabricantes esconder seus segredos mais guardados. Com a evolução dos meios de comunicação de massa e vários dispositivos que cumprem muitas funções, como os telefones celulares que hoje é quase que incomum o aparelho não ser dotado de aparatos como câmeras fotográficas que, além de tirar fotos, também gravam vídeos, e acessam a rede, facilitando a difusão de notícias in loco e instantaneamente.

Á última vítima dos ‘arapongas de plantão’ do site Carscoop, foi a captação das primeiras imagens do futuro crossover da Saab, o 9-4X, que havia sido engavetado e com a compra da fabricante sueca pela holandesa Spiker, dará as caras no Los Angeles Auto Show, evento que acontece em Novembro na Califórnia, Estados Unidos.

Depois de vários testes e alguns flagras, o modelo já está pronto, como é visível nestas imagens tiradas do modelo aparentemente em uma exposição secreta. Pelas imagens nota-se que o 9-4X será quase que uma cópia fiel do conceito Bio-power, mostrado no Salão de Detroit de 2008 .

As opções de motores deverão começar com um 1.6 Turbo de 180 cavalos de potência, seguido pelos 2.0 Turbo de 220 cavalos e o 2.0 turbo diesel. Especula-se que o crossover possa ainda oferecer um 2.8 V6 de 300 cavalos. Todas as versões virão dotadas com um cambio com seis velocidades manual ou automático e opções de tração dianteira ou AWD.

Por enquanto o 9-4X está sendo esperado para a mostra californiana, mas não se assuste se antes ele debutar no Salão de Paris, ao lado do novo 9-5, sedan que marca a retomada da  Saab em grande estilo, bem como do 9-3 ePower, primeiro veículo com tecnologia de motor elétrico da fabricante sueca. Já as vendas estão marcadas para ter início em Abril de 2010.






Saab 9-4X: crossover da fabricante sueca é descoberto sem disfarces e agrada a primeira vista.




O Sexto Elemento: vaza imagem do conceito que a Lamborghini mostrará em Paris...




Como já se era esperado, para mais cedo ou para mais tarde, a primeira imagem do novo modelo da Lamborghini cai na rede, e às vésperas da abertura do Salão do Automóvel de Paris, evento escolhido pela marca italiana para apresentar o modelo que deverá substituir o Murciélago na próxima década.

O novo Lambo será apresentado como carro conceito,  e por ora é chamado pelo sugestivo nome de Sesto Elemento, ou sexto elemento traduzindo para o português, e segundo informações de sites especializados europeus, terá a maioria de seus componentes em fibra de carbono o que contribui para o baixo peso da carroceria, que especula-se ter apenas 999 quilos.

O baixo preso do modelo, contribui para que o carro alcance boas performances que serão ‘administradas’ pelo motor V10, que deverá fazer de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos! Já a velocidade máxima deve ser aproximar dos 350 km/h.

Suspeita-se que depois de entrar em produção, o novo Lamborghini poderá inaugurar opções de motores híbridos ou quem sabe elétrico. A imagem revelada mesmo em baixa resolução, mostra que o “Sesto Elemento”, caso este seja mesmo o nome deste conceito, apresenta características dos modelos da marca de Sant’Agata Bolognese, mesmo não tendo o nome de algum touro famoso, mas mesmo nem tendo sido revelado, o novo Lambo já dando o que falar.



Sesto Elemento: conceito da Lamborghini  aparece numa imagem entre outras atrações do Salão de Paris divulgadas pela imprensa especializada na Europa...









...de oficial nada fora dito pela marca italiana, mas os teasers não param de aparecer.





segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As performances do elétrico: fabricante francês revela sua proposta de superesportivo elétrico...

Poucos dias para a abertura do Salão de Paris deste ano, as novidades não param de surgir na rede. Nem só os grandes ou mais conhecidos fabricantes apresentam suas estrelas para a mostra francesa, empresas pouco conhecidas também querem brilhar na constelação de lançamentos que é o próprio Salão do Automóvel de Paris.

E uma dessas ilustres apresentações será a proposta de esportivo elétrico da Exagon Engineering, empresa francesa que prepara vários modelos de competição das principais séries de corridas européias, e que pretende rivalizar com o Tesla Roadster, até agora ícone entre os esportivos com motores elétricos.

O Exagon Furtive eGT  será um coupé esportivo 2+2 com design agressivo, que a primeira vista pode vir uma sensação de dejá vu, com dianteira que chega a lembrar modelos japoneses como o antigo Acura RSX, bem como seu perfil dianteiro à Aston Martin, o que não é mera coincidência, já que o modelo teve seu desenho talhado pelo ex-designer da marca de Gaydon, mas que também lembra o modelo quatro portas de sua marca rival, o Tesla S.

O par de motores foi desenvolvido pela alemã Siemens, que juntos desenvolvem 340 cavalos de potência e autonomia entre 200 e 400 km por carga. Quando as cargas são esgotadas, um pequeno motor a gasolina entra em ação e pode adicionar mais 400 km de autonomia, ou seja, no total são 800 km de autonomia com o uso dos dois motores.

Mesmo sendo um esportivo elétrico, o Furtive eGT não decepciona e mostra que honra o posto de superesportivo. O carro faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h, mas sem o limitador de velocidade, a Exagon garante que seu esportivo elétrico beira os 300 km/h!

Para a empresa francesa, o seu esportivo é um verdadeiro trunfo face aos modelos superesportivos elétricos oriundo dos Estados Unidos, e deverá entrar em produção até o final de 2012 com 100 unidades produzidas anualmente, uma mostra de que o Salão do Automóvel de Paris deste ano será marcado por grandes surpresas, algumas delas inclusive da indústria interna.


 

Exagon Furtive eGT: empresa francesa mostra sua proposta de esportivo elétrico a um pequeno grupo de jornalista da imprensa especializada européia...
 



 
... o design é atraente mas não chega a ser inovador, mas foi criado por um ex-chefe de design da Aston Martin...

... não só por fora o esportivo francês deverá agradar, o interior também revela um habitáculo moderno que em nada deverá aos esportivos com motores a combustão.