segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As performances do elétrico: fabricante francês revela sua proposta de superesportivo elétrico...

Poucos dias para a abertura do Salão de Paris deste ano, as novidades não param de surgir na rede. Nem só os grandes ou mais conhecidos fabricantes apresentam suas estrelas para a mostra francesa, empresas pouco conhecidas também querem brilhar na constelação de lançamentos que é o próprio Salão do Automóvel de Paris.

E uma dessas ilustres apresentações será a proposta de esportivo elétrico da Exagon Engineering, empresa francesa que prepara vários modelos de competição das principais séries de corridas européias, e que pretende rivalizar com o Tesla Roadster, até agora ícone entre os esportivos com motores elétricos.

O Exagon Furtive eGT  será um coupé esportivo 2+2 com design agressivo, que a primeira vista pode vir uma sensação de dejá vu, com dianteira que chega a lembrar modelos japoneses como o antigo Acura RSX, bem como seu perfil dianteiro à Aston Martin, o que não é mera coincidência, já que o modelo teve seu desenho talhado pelo ex-designer da marca de Gaydon, mas que também lembra o modelo quatro portas de sua marca rival, o Tesla S.

O par de motores foi desenvolvido pela alemã Siemens, que juntos desenvolvem 340 cavalos de potência e autonomia entre 200 e 400 km por carga. Quando as cargas são esgotadas, um pequeno motor a gasolina entra em ação e pode adicionar mais 400 km de autonomia, ou seja, no total são 800 km de autonomia com o uso dos dois motores.

Mesmo sendo um esportivo elétrico, o Furtive eGT não decepciona e mostra que honra o posto de superesportivo. O carro faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente aos 250 km/h, mas sem o limitador de velocidade, a Exagon garante que seu esportivo elétrico beira os 300 km/h!

Para a empresa francesa, o seu esportivo é um verdadeiro trunfo face aos modelos superesportivos elétricos oriundo dos Estados Unidos, e deverá entrar em produção até o final de 2012 com 100 unidades produzidas anualmente, uma mostra de que o Salão do Automóvel de Paris deste ano será marcado por grandes surpresas, algumas delas inclusive da indústria interna.


 

Exagon Furtive eGT: empresa francesa mostra sua proposta de esportivo elétrico a um pequeno grupo de jornalista da imprensa especializada européia...
 



 
... o design é atraente mas não chega a ser inovador, mas foi criado por um ex-chefe de design da Aston Martin...

... não só por fora o esportivo francês deverá agradar, o interior também revela um habitáculo moderno que em nada deverá aos esportivos com motores a combustão.




2 comentários:

Léo disse...

Será realmente que estes veículos elétricos irão ser produzidos em massa ?

Seria realmente muito bom, mas de contrapartida as empresas petrolíferas, como a petrobras, nunca havia crescido tanto.

Outra, o governo ganha mais dinheiro em cima de petróleo do que com energia.

Sei não viu... Tecnologa existe até para motor movido a Ar comprimido, mas infelizmente ninguem quer ganhar meos dinheiro do que poderia ganhar.

grande abs.

Alysson Prado "Balo" disse...

Léo, na verdade tudo no mundo capitalista de adapta,se orgãos ambientalistas fecham o cerco para os níveis das emissões do dióxido de carbono na atmosfera, as empresas petrolíferas iriam se adaptaria a este novo cenário, e ainda sobreviveriam. Caso os carros elétricos virassem uma 'febre', vale lembrar que outros meios de transportes ainda dependem de combustíveis derivados do petróleo, mas as empresas poderiam instalar postos de recarga, assim como os postos para veículos GNV, vale ressaltar a maioria dos protótipos gastam em média duas horas para recarregar, já imaginou quantos pontos de recarga haveriam por posto? E quanto elas iriam lucrar?Lógico que haveria toda uma política para a distribuição de energias elétricas e as empresas de energia também entrariam na briga para serem únicas fornecedoras em países como o nosso, mas isso é coisa pro futuro, ainda é cedo pensar nessa nova política energética, quem viver verá!

abs.

ALTYSSON PRADO "BALO"